Apresentação

O presente espaço visa a divulgação, discução e difusão das produções artísticas elaboradas pelos integrantes do blogger. A facilitação do contato com o universo da Arte rompe fronteiras ao tempo que une culturas, artistas e admiradores da Arte, em suas diversas linguagens. Os conteúdos postados- produções e textos- servirão de base para uma maior fruição e reflexão sobre a Arte de um modo geral. A continuidade do fazer artístico como forma de crescimento individual e coletivo, do próprio blogger e seus visitantes.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Arte Brasileira - Arte Rupestre

A Arte Brasileira tem como referência a arte de Portugal, diante da colonização ocorrida em nosso território, e que sofreu influências de artistas portugueses que para cá vieram, bem como dos holandeses, comandados por Mauricio de Nassau, que não consideravam os artefatos produzidos pelos indígenas locais como arte.
            Porém, não se pode deixar de reconhecer que antes mesmo do descobrimento do Brasil, já existiam manifestações artísticas através de pinturas rupestres, sendo que as manifestações mais antigas foram encontradas no Estado do Piauí cerca de 13000 a.C., na chamada serra da Capivara. Também há registros de pinturas rupestres nos estados da Paraíba (Pedra Pintada), Minas Gerais (cavernas do vale do Peruaçu e Lagoa Santa) e no Paraná.  Os materiais utilizados são osso, chifre, pedra e argila.
            No estado do Paraná, em recente estudo arqueológico realizado por Gomes (2011), constatou-se que o atual território do Paraná abrigou uma grande diversidade de vestígios arqueológicos relativos a sociedades pré-coloniais e coloniais, das quais conhecemos alguns de seus aspectos culturais desde o ponto de vista arqueológico ao antropológico, tendo sido localizados centenas de sítios arqueológicos em Piraí do sul, Ponta Grossa, Castro, Tibagi, Sengés e demais áreas do nordeste do Estado. A pintura rupestre em Piraí do Sul foi ‘descoberta’ pelo proprietário da Fazenda das Cavernas, após ler na Revista O Cruzeiro, de janeiro de 1956, artigo do paleontologista dinamarquês Peter Lund sobre a mesma arte em Lagoa Santa-MG; desde então vem despertando a curiosidade e os estudos na região, embora o lugar seja de difícil acesso e esteja exposto às intempéries, o que gera o seu desgaste.
            A maioria das representações pré-históricas na região dos Campos Gerais encontra-se em áreas particulares e de difícil acesso, muitas das vezes não relevadas e/ou preservadas pelos respectivos proprietários, que talvez desconheçam seu valor e importância para o conhecimento de nossa própria cultura e raízes. Mas ainda assim são registros que não podem deixar de ser reconhecidos e estudados, para que a Arte Brasileira possa construir sua própria historia.
Imagem- veado branco dirigindo-se dentro do signo gradeado, cidade de Piraí do Sul-PR

REFERÊNCIAS
GOMES, C. de S. As representações geométricas e zoomorfas da tradição planalto. A arte nos Campos Gerais. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura, 2011.
Fig 1- Veado branco dirigindo-se dentro do signo gradeado, Piraí do Sul-PR


Nenhum comentário:

Postar um comentário